19/03/2024 09:50

Dda. Maria do Livramento Coelho Prata

Relatório de atividade realizada pela Dda. Maria do Livramento Coelho Prata, membro do GRUPESMUR, coordenadora da Liga de Atenção Integral à Saúde da Mulher, integrante da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (UDDAE), Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A Liga de Atenção Integral à Saúde da Mulher (LAAIS) e a Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (UDDAE), realizaram o I Congresso Regional da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher: A violência obstétrica no cenário brasileiro e amazônico.  O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2024, na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Teve como objetivo promover uma reflexão sobre o tema violência obstétrica e articular com outras entidades estratégias para o enfrentamento dessa prática. O evento fez uma conexão via online para uma palestra com a Enfa. Marcelexandra Rabelo, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catariana, que compartilhou informações importantes sobre o Panorama da Violência Obstétrica no Brasil. Também foram realizados dois minicursos, um de práticas integrativas e outro de arte gestacional. Foram inscritos no evento 25 resumos simples que serão em breve publicados em Anais do Evento. O evento foi de grande relevância para melhorar a qualidade no atendimento à saúde das mulheres Amazônidas.