Nossa História
A criação do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido – GRUPESMUR, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) e ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinha sendo cogitada há algum tempo pelas docentes que atuam nesta área. O processo de discussão e viabilização dos mecanismos necessários para efetivá-lo concretamente teve seu início em no primeiro semestre de 2005, quando um grupo de docentes da Área da Enfermagem na Saúde da Mulher e Recém-Nascido, interessadas em sua criação, iniciou discussões acerca desta necessidade sentida. Para deflagrar o processo, além da experiência das docentes envolvidas, buscou-se subsídios na literatura e na experiência de implantação e funcionamento de outros Grupos de Pesquisa já existentes e consolidados no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e outras Instituições de Ensino Superior.
Como resultado deste empreendimento, o grupo foi oficialmente criado e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em setembro de 2005, tendo como líder a Profª. Drª. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos e vice-líder a Profª. Drª. Marisa Monticelli. Atualmente, a vice-líder do laboratório é a Profª Drª. Marli Terezinha Stein Backes. Sua composição se dá com graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de diferentes áreas de atuação.
Em 2015, o nome do grupo foi atualizado para Laboratório de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e Recém-nascido, de acordo com as novas regras do CNPq/CAPES.
Tem como propósito produzir e divulgar conhecimento na área da Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-nascido, levando em conta a multidimensionalidade do processo de viver humano desta população específica, sob o olhar filosófico (ontológico e epistemológico), biológico, epidemiológico, antropológico e sociológico, os modos históricos de conceber e atuar frente ao ser e viver, do nascimento à morte, bem como as práticas de cuidado direcionadas a esta população específica.
O desenvolvimento da pesquisa se dá especialmente nas seguintes linhas de investigação: O cuidado em Enfermagem à saúde da mulher e do recém-nascido; O cuidado e o processo de viver, ser saudável e adoecer; Filosofia e ética em saúde e Enfermagem; Educação, saúde e enfermagem.
Foto: Docentes pesquisadoras do GRUPESMUR, 2005
Seus principais objetivos são:
- Contribuir para uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, no interesse do ensino, da pesquisa e da extensão da Enfermagem e Saúde da UFSC e sua articulação com outros centros de produção de conhecimentos na área da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, no âmbito nacional e internacional;
- Manter contato com grupos de interesse, estudo e/ou pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido existentes no país e no exterior;
- Fomentar e desenvolver pesquisas na área, em interlocução com outras disciplinas e profissões, estimulando a formação de grupos para discussão, aprofundamento e reflexão sobre problemas que envolvam a condição de saúde da mulher e recém-nascido; acompanhar atentamente as implicações ético-políticas do progresso técnico-científico na área da saúde da mulher e recém-nascido, participando de congressos, jornadas e seminários que envolvam o tema, no Brasil e no exterior;
- Divulgar o resultado de pesquisas e demais produções realizadas pelo grupo, no âmbito nacional e internacional, por meio de palestras, cursos, conferências e participação em eventos científicos, bem como com a publicação desta produção em periódicos indexados e em outros meios de divulgação e socialização do conhecimento; organizar eventos relacionados à Saúde da Mulher e do Recém-nascido;
- E por último, acompanhar as publicações na área, colaborando para a atualização constante do acervo bibliográfico da Biblioteca Setorial e Universitária.
Transcorridos 11 anos desde a sua criação, o GRUPESMUR é um grupo consolidado e comprometido com a produção do conhecimento na área da saúde da mulher e do recém-nascido.