DOUTORADO SANDUÍCHE DA DOUTORANDA LENISE DUTRA DA SILVA EM PORTUGAL

19/02/2024 15:47

A doutoranda do PEN/UFSC, Lenise Dutra da Silva, que tem como orientadora brasileira a Profa. Dra.  Marli Terezinha Stein Backes,  realizou doutorado sanduíche na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), no período de 21/03/23 a 27/09/23, sob a orientação da Profa. estrangeira Dra. Márcia Noélia Pestana Santos, de Coimbra.

A doutoranda recebeu auxílio por meio de bolsa de estudos no exterior, na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Chamada CNPq Nº 26/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.

A Dda Lenise participou de vários eventos na área da saúde e inovação com apresentação de trabalhos, assistiu aulas  e  participou de encontros  com  pesquisadores  de  Portugal,  assistiu banca de defesa de doutorado em Enfermagem, produziu  manuscritos  científicos com  parceiros  internacionais  e  realizou  atividades  relacionadas  ao seu projeto de  tese. Também realizou duas sessões de orientações para pais/famílias sobre o sono infantil e o choro do bebê e ministrou uma aula sobre a sua experiência empreendedora e como pesquisadora para o Mestrado em Saúde Infantil e Pediátrica da ESEnfC. Além disso, visitou Instituições de Ensino Superior e instituições de saúde (hospitais, maternidade e o Centro de Saúde Norton de Matos) e parques tecnológicos (UPTEC, Tagusvalley e INOPOL) em Portugal.

Evento – InovaC+

Evento – European Innovation Academy

Em sua tese de doutorado, a Dda Lenise busca desenvolver uma “Proposta de desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar os pais/famílias e/ou cuidadores na promoção da saúde de crianças menores de dois anos de idade”.

A  colaboração  entre  o Programa de Pós-Graduação (PEN)  e  a  ESEnfC contribui para enriquecer a  experiência  de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da doutoranda e fortalece as parcerias entre as duas instituições. Por meio de oportunidades como  essa,  estudantes de pós-graduação  e  pesquisadores  são instigados  a  conhecer e explorar diversos contextos acadêmicos, aprimorar suas habilidades e contribuir para o avanço do conhecimento no país e em suas respectivas áreas.