MISSÃO INTERNACIONAL REALIZADA EM PORTUGAL EM 2023 PELAS PROFESSORAS DRA. MARLI BACKES E DRA. EVANGELIA DOS SANTOS

19/02/2024 15:05

No período de 24/06/23 a 08/07/23 as Professoras Dra. Marli Terezinha Stein Backes e Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos realizaram uma missão internacional em Portugal, nas cidades de Viseu e Coimbra.

Em Viseu, no período de 24 a 30/06/23, na companhia de um grupo de Professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem (PPGPENF) tiveram a oportunidade de participar da “Ação de Capacitação de Mentores em Mentoria”, organizada no âmbito do Programa de Mentoria do Instituto Politécnico de Viseu e dos Projetos Inova. Também participaram do evento “I Congresso Internacional de Saúde Global: novas abordagens”, que incluiu o III Congresso Internacional Evidências em Enfermagem Médico-Cirúrgica, II Congresso Internacional de Saúde Familiar – A Família no Epicentro dos Cuidados e o I Congresso Internacional em Cuidados Paliativos – Do Direito ao Conforto, nos dias 28 e 29 de junho de 2023. Nesse evento, a Profa. Dra. Evangelia proferiu a palestra intitulada: “Atualizações sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança”. Além disso, participaram de reuniões com os professores na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu e realizaram uma visita às águas termais de São Pedro de Alcântara, no dia 27/06/2023.

Recepção na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu

Participação no evento “I Congresso Internacional de Saúde Global: novas abordagens”

Visita às águas termais de São Pedro de Alcântara

Em Coimbra, no período de 01 a 08/07/2023, as Professoras Marli e Evangelia foram recebidas pela Profa. Dra. Rosa Maria dos Santos Moreira no Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais no dia 03/07/23, e visitaram a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). Tiveram encontros e reuniões de orientação com as Doutorandas em Doutorado Sanduíche, orientandas da Profa. Marli, Andressa Avila Melo (PPGPENF/UFSC) e Lenise Dutra da Silva (PEN/UFSC) e Orientadoras da UICISA:E: Profa. Dra. Rosa Maria dos Santos Moreira (Coorientadora da Dda. Andressa) e Profa. Dra. Márcia Noélia Pestana Santos (Coorientadora da Dda. Lenise).

Realizaram, no dia 05/07/23, visitas às instituições de saúde: Centro de Saúde Norton de Matos – Unidade de Cuidados na Comunidade – Enfa. Amélia Cunha e Maternidade Bissaya Barreto. Além disso, no dia 06/07/23,  no Pólo B da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, participaram de reuniões com as Professoras da Saúde da Mulher/Obstetrícia na UICISA:E  Profa. Isabel Mendes, Profa. Maria Neto, Profa. Rosa Moreira e Profa. Ana Poço e Reunião com Profa. Dra. Maria Neto – Coordenadora da Rede de Enfermagem de Saúde da Mulher dos Países de Língua Portuguesa (RESM-LP), e visita ao Laboratório Maria Repenicado Dias (simulação área saúde materna e obstétrica) guiada pelas Profa. Júlia Carvalho e Profa. Cláudia Brás. No dia 07/07/2023, e ainda, de uma reunião com Dra. Dulce Galvão, Profa. de Saúde Infantil e Pediátrica.