Participação na Campanha Nursing Now Brasil

09/07/2021 12:26

A Campanha Nursing Now aconteceu em 2020 no mundo e no Brasil e foi ampliada até maio de 2021, e teve o seu encerramento em 28/05/2021.

A Profa Marli Terezinha Stein Backes, a Mestre Susian Cássia Liz Luz (egressa do PPGPENF) e a Mestranda Letícia Fumagalli da Silva participaram da Campanha Nursing Now Brasil a partir do convite que receberam por e-mail da Coordenação dessa Campanha para inscrever uma iniciativa exitosa. Foram inscritas as iniciativas: 136 “Projeto de Extensão: Movimento a favor de um novo modelo de atenção obstétrica e neonatal” (inscrita pela Profa Marli Terezinha Stein Backes), “Quando menos se espera, o Amor acontece: piquenique dos prematuros” (inscrita pela Mestre Susian Cássia Liz Luz) e 158 “Protocolo de consulta de enfermagem ginecológica para coleta de citologia oncótica” (inscrita pela Mestranda Letícia Fumagalli da Silva). Estas iniciativas foram reconhecidas como exitosas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP/SP na ocasião do Fórum de Convergência e Fortalecimento das Metas da Campanha, que ocorreu de forma remota, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021 e passaram a compor o conjunto de Iniciativas do Movimento Nursing Now Brasil. Cada uma das três iniciativas recebeu um certificado com este reconhecimento.

Para estabelecer possibilidades estratégicas para que sejam fortalecidas as iniciativas que foram reconhecidas como exitosas, a partir de conexões em rede e de ações assemelhadas que possam ser projetadas em diferentes contextos de conhecimento e intervenção da Enfermagem, além de impulsionar visibilidade dessas ações a partir de estratégias midiáticas, foi lançado o convite aos autores das iniciativas para comporem os 10 (dez) Grupos de Trabalho (GT) da Campanha Nursing Now Brasil. A Profa Marli Terezinha Stein Backes, a Mestre Susian Cássia Liz Luz e a Mestranda Letícia Fumagalli da Silva receberam o convite para compor um dos 10 (dez) Grupos de Trabalho (GT) e passaram a integrar o GT “Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” que foi composto por 39 profissionais de enfermagem de diversos estados brasileiros que integram 31 Iniciativas reconhecidas como exitosas.

Foi proposto aos 10 (dez) GT que se organizassem para planejar e implementar algumas ações e estratégias durante o ano de 2021, tais como: Eventos, Lives, entre outros, para dar visibilidade à atuação dos profissionais de enfermagem no Brasil e que para isso teriam autonomia. O GT “Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” ficou com o compromisso de mostrar a importância e a atuação dos profissionais de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira ação do GT “Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” foi a organização do Evento “Fórum Nursing Now Brasil: Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” que aconteceu no período de 24 a 26 de maio de 2021, no horário das 19:00 às 21:00, pela Plataforma Stream Yard. No dia 24/05/2021 teve a Mesa Redonda 1 que abordou a temática “O protagonismo da enfermagem na saúde das mulheres e das crianças no contexto do SUS”, que teve como palestrantes convidados: Profa Dra Evangelia Kotzias Atherino dos Santos de Santa Catarina e Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves do Rio de Janeiro. Esta mesa foi moderada pela Profa Marli Terezinha Stein Backes. E neste dia a cerimonialista foi a Mestranda Leticia Fumagalli da Silva. No dia 25/05/2021 teve a Mesa Redonda 2 que abordou a temática “O protagonismo da enfermagem na saúde mental no contexto do SUS” que teve como palestrantes convidados: Profa. Dra. Enfa. Dorisdaia Carvalho de Humerez (da Câmara Técnica de Saúde Mental do COFEn) e Profa. Dra. Enfa. Michelle Soeiro de Oliveira do Ceará. No dia 26/05/2021 teve a Mesa Redonda 3 que abordou a temática “O protagonismo da enfermagem na promoção da Saúde no contexto do SUS” que teve como palestrantes convidados: Prof. Dr. Enf. Disraeli Reis da Rocha Filho e Profa. Dra. Enfa. Amanda Lúcia Barreto Dantas, ambos do Piauí. Este Evento teve bastante audiência nos três dias. No dia 24/05/2021 teve 495 visualizações e 171 inscritos. No dia 25/05/2021 458 visualizações e 116 inscritos e, no dia 26/05/21 teve 513 visualizações e 267 inscritos. Outras atividades que ainda serão desenvolvidas pelo GT “Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” são Lives para apresentar as 31 Iniciativas reconhecidas como exitosas e a construção de um e-book.

 

Certificados referentes as iniciativas reconhecidas como exitosas

INICIATIVA 136 APROVADA – “Projeto de Extensão: Movimento a favor de um novo modelo de atenção obstétrica e neonatal”, inscrita pela Profa Marli Terezinha Stein Backes.

INICIATIVA APROVADA“Quando menos se espera, o Amor acontece: piquenique dos prematuros”, inscrita pela Mestre Susian Cássia Liz Luz.

 

INICIATIVA 158 APROVADA – “Protocolo de consulta de enfermagem ginecológica para coleta de citologia oncótica”, inscrita pela Mestranda Letícia Fumagalli da Silva.

 

Fórum Nursing Now Brasil: Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS

24 a 26 de maio de 2021

24/05/2021 durante o Evento: “Fórum Nursing Now Brasil: Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” – Mesa Redonda 1 – O protagonismo da enfermagem na saúde das mulheres e das crianças no contexto do SUS, com os convidados: Profa Dra Evangelia Kotzias Atherino dos Santos de Santa Catarina e Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves do Rio de Janeiro. Esta mesa foi moderada pela Profa Marli Terezinha Stein Backes.

24/05/2021 durante o Evento: “Fórum Nursing Now Brasil: Impactos e possibilidades da Enfermagem no SUS” – Mesa Redonda 1 – O protagonismo da enfermagem na saúde das mulheres e das crianças no contexto do SUS, com os convidados: Profa Dra Evangelia Kotzias Atherino dos Santos de Santa Catarina e Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves do Rio de Janeiro. Esta mesa foi moderada pela Profa Marli Terezinha Stein Backes e a cerimonialista neste dia foi a Mestranda Letícia Fumagalli da Silva.