DOUTORADO SANDUÍCHE DA DOUTORANDA ANDRESSA AVILA MELO EM PORTUGAL
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem (PPGPENF) da UFSC, Andressa Avila Melo, que tem como orientadora brasileira a Profa. Dra. Marli Terezinha Stein Backes, realizou doutorado sanduíche na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), no período de 15/02/23 a 15/08/23, sob a orientação da Profa. estrangeira Dra. Rosa Maria dos Santos Moreira, de Coimbra.
A doutoranda recebeu auxílio por meio de bolsa de estudos no exterior, na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Chamada CNPq Nº 26/2021 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.
A Dda Andressa participou de vários eventos na área da saúde e inovação com apresentação de trabalhos, assistiu aulas e participou de encontros com pesquisadores de Portugal, assistiu banca de defesa de doutorado em Enfermagem e realizou atividades relacionadas ao seu projeto de tese. Também ministrou aulas junto com as Professoras da Saúde da Mulher relacionadas à sua experiência na enfermagem obstétrica para o curso de graduação e Mestrado da ESEnfC. Além disso, visitou Instituições de Ensino Superior e instituições de saúde (hospitais, maternidade e o Centro de Saúde Norton de Matos) e parques tecnológicos, em Portugal.
Em sua tese de doutorado, a Dda Andressa busca desenvolver um estudo de validação e implementação relacionado ao suporte acondicionador de compressas para terapia de calor perineal, que desenvolveu durante o mestrado.
A colaboração entre o Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem (PPGPENF) e a ESEnfC contribui para enriquecer a experiência de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da doutoranda e fortalece as parcerias entre as duas instituições. Por meio de oportunidades como essa, estudantes de pós-graduação e pesquisadores são instigados a conhecer e explorar diversos contextos acadêmicos, aprimorar suas habilidades e contribuir para o avanço do conhecimento no país e em suas respectivas áreas.