I Simpósio Internacional de Proteção do Aleitamento Materno – SIPAM

08/09/2022 22:35

Em alusão às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e do mês do Aleitamento Materno, agosto dourado, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil – GESTAR/MPSMI/UFN, coordenado pela Profa. Dra. Dirce Stein Backes, da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, e o Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido – GRUPESMUR/PEN/UFSC, liderado pela Profa. Dra. Marli Terezinha Stein Backes, da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, promoveram conjuntamente o evento I Simpósio Internacional de Proteção do Aleitamento que ocorreu nos dias 03 e 04 de agosto de 2022, na modalidade online, transmitido pelo canal do SIPAM no YouTube®.

O objetivo do evento foi promover espaços de discussões, reflexões e atualização entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores acerca do aleitamento materno. O evento contou com convidadas nacionais e internacionais e com a participação de acadêmicos, mestrandos, doutorandos, mestres, doutores e profissionais da saúde de todo o país.

A abertura do evento foi realizada no dia 03/08/22 e contou com a presença das seguintes autoridades, Irani Rupolo – Reitora da Universidade Franciscana de Santa Maria/RS, Janini Ginani – Coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Dra. Dirce Stein Backes – Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Infantil e GESTAR/MSMI/UFN e Dra. Marli Terezinha Stein Backes, líder do GRUPESMUR/PEN/UFN.  

Dia 03/08/22 – Abertura

 

A primeira palestra foi ministrada pela coordenadora do Mestrado de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, Drª. Dulce Maria Pereira Garcia Galvão que abordou a temática da “Promoção da amamentação na educação infantil’’, resultado de um projeto que desenvolve em Coimbra. A moderação desta palestra foi realizada pela Dra. Vanessa Martinhago Borges Fernandes.

Dia 03/08/22 – Palestra da Drª. Dulce Maria Pereira Garcia Galvão

 

A segunda palestra foi realizada pela Coordenadora da Rede IBFAN/Brasil e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman – Me. Enfa. Cíntia Ribeiro dos Santos, que abordou a respeito da Educação e do apoio para fortalecer a amamentação, com moderação da Profa. Dra. Silvana Cruz da Universidade Franciscana.  

Dia 03/08/22 – Palestra da Me. Enfª . Cintia Ribeiro dos Santos

O segundo dia do evento (04/08/22) iniciou com as apresentações dos resumos expandidos aprovados pela comissão científica do evento. Na sequência, os participantes prestigiaram a fala da docente da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da Rede IBFAN/Brasil e vice-líder do GRUPESMUR/PEN/UFSC – Drª. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos que abordou acerca da “Capacitação de profissionais de maternidades na perspectiva dos novos 10 passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança’’ sob moderação do Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves da Universidade Federal Fluminense.

Dia 04/08/22 – Palestra da Profª. Drª. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos 

Link de acesso ao segundo dia do evento: https://www.youtube.com/watch?v=QaYkC4AUE3c

 

Os coordenadores do evento, o acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana Leandro Medeiros e a doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, relataram que o evento contou com mais de dois mil inscritos, 80 trabalhos submetidos, das mais diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais e, destes, 73 trabalhos foram aprovados pela comissão científica e serão publicados no E-book do evento. O encerramento do evento teve destaque com divulgação dos trabalhos premiados e com menção honrosa, apresentados pelos coordenadores do evento.

Leandro Medeiros explicou que “os trabalhos foram avaliados e revisados por pesquisadores e estudantes de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – da Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Ele ainda comentou que os avaliadores seguiram os seguintes critérios científicos na escrita do resumo: objetividade e relevância do estudo para a área da saúde materno infantil e apresentação”. “Dos 73 trabalhos aprovados, os três primeiros com melhor pontuação geral foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar e os três subsequentes receberam menção honrosa”, finaliza Lenise Dutra, doutoranda em enfermagem do PEN/UFSC.

 

Trabalhos premiados e com menção honrosa!

 

PREMIAÇÃO:

1º lugar: Curso de Incentivo, Promoção e Manejo Clínico do Aleitamento Materno para Acadêmicos: Relato de Experiência

Autores: Evangelia Kotzias Atherino dos Santos; Pattrícia da Rosa Damiani; Karini Manhães de Carvalho; Susian Cássia Liz Luz, Vanessa Martinhago Borges Fernandes. Orientadora: Marli Terezinha Stein Backes.

2º lugar: Oficina Educativa com Adolescentes Escolares para Promoção da Amamentação de Homens Trans: Relato de Experiência

Autores: Wallacy Jhon Silva Araújo; Danielle Laet Silva Galvão; Mariana Isabel Alexandre Moura; Luiz Filipe Carneiro da Silva; Maurilo de Sousa Franco. Orientadora: Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

3º lugar: Atributos da Neuromodulação Positiva Guiada pela Amamentação em Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores: Davi Silva Santana; Juliana Gonçalves de Sousa; Flávia Mikely Soares Formiga; Leonardo de Paula Vieira Martinez; Larissa Penalva de Sousa. Orientador: Marcos Jessé Abrahão Silva

 

MENÇÃO HONROSA :

Trabalho: Ação de Divulgação do Banco de Leite Humano por Acadêmicos de Medicina: Relato de Experiência

Autores: Laura Ferreira Costa; Gabriel Junes Mendes; Alex Domingues de Oliveira Matos; Gabriela Mendes Rocha; Lucas Rodrigues Pereira. Orientadora: Marilia Rodrigues Moreira

Trabalho: Grupo Gestar como Estratégia de Proteção do Aleitamento Materno

Autores: Greicy Silveira Arboith; Amanda Coden Azevedo; Leandro da Silva de Medeiros; Eduarda Dorneles da Silva; Gina de Souza Castro Hammel. Orientadora: Dirce Stein Backes

Trabalho: O Primeiro Mês da Amamentação: Desafios Enfrentados por Puérperas

Autores: Carolina Heleonora Pilger; Natália Alves Rodrigues; Isabela Teixeira Bagé; Isadora da Silva Mesquita; Orientadora: Lisie Alende Prates

As coordenadoras gerais do evento Dra. Dirce Backes – UFN e Dra. Marli Backes – UFSC, destacaram que em decorrência da importância da temática e do desejo dos participantes, o Simpósio Internacional de Proteção do Aleitamento Materno – SIPAM seguirá sendo realizado com periodicidade bianual.

 

Para mais informações, acompanhe as páginas do Instagram:

@grupesmur

@gestarufn

@sipam.simposiointernacional

@pen.ufsc