WEBINÁRIO COMEMORATIVO: 15 anos do GRUPESMUR

04/11/2020 20:25

Olá, pessoal!

Temos o prazer de convidá-los (as) para o Webinário Comemorativo de 15 anos do nosso grupo:

GRUPESMUR: 15 anos produzindo e compartilhando conhecimento em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido

O webinário ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro de 2020, das 14 às 18 horas, através da Plataforma Zoom. O evento é gratuito e com certificado para os (as) participantes. Para receber o certificado, será necessário preencher a lista de presença de cada um dos dias do evento (uma lista dia 26 e outra lista dia 27).

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO

Caso tenha alguma dúvida, estamos disponíveis para ajudá-las(os) em nosso Instagram e e-mail:

grupesmurufsc@gmail.com

Confira a programação que preparamos com muito carinho para este dia especial:

26/11/2020 – Dia 1

14h00 – Acolhimento dos convidados e participantes

14h15 – Composição da mesa de abertura

15h00 – Conferência de Abertura: “A importância dos Laboratórios de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido no cenário brasileiro” – Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves – Professor Titular da Escola de Enfermagem, Universidade Federal Fluminense

15h40 – Breve Reconstituição histórica do GRUPESMUR – Profa. Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos -PEN/UFSC

16h00 – Produção Stricto sensu GRUPESMUR 2005-2020 – Profa. Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos -PEN/UFSC

16h45 – Atividades de Ensino e de Extensão do GRUPESMUR – Profa. Dra. Marli Terezinha Stein Backes – PEN/UFSC e PPGPENF/UFSC

17h10 – Atividades de Internacionalização do GRUPESMUR – Profa. Dra. Laís Antunes Wilhelm e convidadas:

• Trâmites para internacionalização – MSc. Claudini Honório de Pieri (França)
  • Participação em Grupos de Pesquisa, projetos e pesquisas – Dra. Maria de Jesus Hernández Rodriguez (Peru)
  • Disciplinas e cursos realizados durante a internacionalização – Dda. Kalende das Miserias de Menezes Kalivala (Angola)
  • Importância da produção científica em conjunto de pesquisadores internacionais renomados – Dra. Alcira Escobar Marín (Colômbia)
  • Experiência no Mestrado Internacional PEN/UFSC e Universidade de Magalhães/Chile – MSc. Mackarena Antilef Ojeda (Chile)
  • Contato com outras línguas e culturas – Mda. Pattrícia da Rosa Damiani (Peru)

27/11/2020 – Dia 2

14h00 – 15h20 | Mesa redonda 1: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher

• Violência obstétrica institucional: desafios e perspectivas – Dra. Maria de Jesus Hernández Rodriguez (PEN/UFSC)
  • Contracepção: contextos e conceitos – Dda. Luciana Cristina dos Santos Maus (PEN/UFSC)
  • Construção simbólica da maternidade e saúde da mulher – Dda. Isadora Ferrante Boscoli de Oliveira Alves (PEN/UFSC)
  • Contextos da violência contra as mulheres – Mdo. Davydson Gouveia Santos (PEN/UFSC

15h20 – 16h40 | Mesa redonda 2: Enfermagem na Atenção Obstétrica e Neonatal

• Uso de tecnologias da informação e comunicação e o empoderamento da mulher no trabalho de parto e parto – Dda. Karini Manhães de Carvalho (PEN/UFSC)
  • Boas práticas na assistência ao recém-nascido de cesárea – MSc. Claudini Honório de Pieri (PEN/UFSC)
  • A modulação da microbiota gastrointestinal – Mda. Pattrícia Damiani (PEN/UFSC)
  • Mulher trabalhadora que amamenta – Dra. Vanessa Martinhago Borges Fernandes (PEN/UFSC)

16h40 – 17h40 | Mesa-redonda 3: Produção do conhecimento e sua aplicação no Cuidado de Enfermagem à Saúde da Mulher e do Recém-nascido

• Protocolo de consulta de enfermagem ginecológica para coleta de citologia oncótica: desafios para elaboração e implementação – Mda. Letícia Fumagalli da Silva (PPGPENF/UFSC)
  • Primeira etapa do Método Canguru: construção coletiva de um guia de cuidados – MSc. Susian Cássia Liz Luz (PPGPENF/UFSC)

17h40 – 18h00 | Encerramento

Contamos com a sua presença!

Abraços e até lá!